quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


1900 e bolinha

Indicados ao Oscar de 'Melhor Figurino' são longas que retratam décadas passadas. Confira alguns detalhes de cada filme!

Agora, você confere os cinco indicados na categoria 'Melhor Figurino', que têm algo em comum: todos são filmes de época ou possuem longos trechos que retratam o passado. 

Destaque para o início do século 20, entre 1900 e 1930, período em que se passam as histórias de filmes como O Artista (recordista de indicações), W.E. - O Romance do Século e A Invenção de Hugo Cabret. Veja abaixo a lista completa dos indicados ao prêmio, que acontecerá no dia 26 de fevereiro em Los Angeles, e entenda mais sobre o figurino de cada um.

Anonymous 
- figurino assinado por Lisy Christl
A Invenção de Hugo Cabret - figurino assinado por Sandy Powell
Jane Eyre - figurino assinado Michael O'Connor
O artista - figurino assinado Mark Bridges 
O Romance do Século - figurino assinado Arianne Phillips W.E.

O filme britânico Anonymous se passa na Inglaterra do século XVI e especula sobre a verdadeira história de William Shakespeare. O figurino, desenvolvido por Lisy Christl, conta com vestuário de cores escuras, com direito a espartilhos, braguilhas, rufos (gola franzida) e chapéus. A Rainha Elizabeth I, único destaque feminino da película, é a responsável pelas roupas mais ornamentadas e coloridas.
       

O figurino de Jane Eyre, história da órfã que é rejeitada pela tia e vai viver em um colégio interno, é recheado de vestidos escuros em tecidos rústicos, que no final do longa dão lugar a cores claras e leves. Michael O'Connor, o responsável pelo figurino, é velho conhecido da Academia: ganhou o Oscar em 2008 na categoria por "A Duquesa".


Em O Artista, o glamour e a magia dos anos 1920 são capturados por meio da história de George Valentin (Jean Dujardin), astro do cinema mudo que cai no ostracismo com o surgimento das películas faladas. O figurino, desenvolvido pelo americano Mark Bridges, tem nos smokings, cartolas, vestidos de melindrosa e chapéus cloche
.

 
A Invenção de Hugo Cabret, dirigido por Martin Scorsese e ambientado em Paris nos anos 30, conta a história de um garoto de 12 anos que perde o pai em um incêndio e passa a viver com o tio. O figurino do filme, cheio de tricôs e paletós, ficou a cargo da inglesa Sandy Powell, já indicada dez vezes ao Oscar da categoria e vencedora de três: "A Jovem Rainha Victoria", "O Aviador" e "Shakespeare Apaixonado".
    

O segundo filme de Madonna como diretora mostra a trajetória real do Rei Edward VIII, que no final da década de 1930 abdicou do trono inglês para casar com a socialite americana Wallis Simpson. O figurino de W.E., extremamente bem feito, foi elaborado por Arianne Phillips, stylist de Madonna há mais de uma década. Há cerca de 60 trocas de roupas no filme, ou seja, praticamente uma troca e meia de figurino a cada um minuto, entre os quais vários de marcas como Balenciaga, Christian Dior, John Galliano, Vionnet e Issa.
            
Veja aqui o ensaio do longa para a revista Vanity Fair!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sobre este post...