domingo, 5 de fevereiro de 2012


Pele bronzeada e protegida no verão

verao-sol-pele-protecao-bronzeamentoDermatologista fala dos cuidados necessários com pele no verão

Verão costuma ser sinônimo de sol, praia e calor. Nesta época do ano, é comum que as pessoas desejem um corpo bronzeado, tido como uma característica da aparência saudável. No entanto, a estação é um período que exige atenção e cuidados redobrados com a pele.

Segundo a dermatologista Silvia Zimbres, da clínica médica Doux Dermatologia, oprotetor solar é essencial no verão, e deve ser reaplicado há cada duas horas.

"Em dias normais deve-se aplicar pelo menos de manhã e na hora do almoço. Na praia ou piscina, a cada 2 horas. No dia-a-dia , quem não tem problemas de manchas, um FPS 20 é suficiente; na praia, pelo menos um FPS 30. Quem tem manchas, oriento a usar um FPS 50 ou mais todos os dias", contou.

Silvia ressalta que o corpo todo deve ser protegido com filtro solar, mas é preciso ter um cuidado especial com o rosto e o colo. "São regiões de pele mais sensíveis e, se expostas ao sol, mais suscetíveis a queimaduras."

pele-bronzeada-protecao-verao

Além de se proteger contra as doenças de pele, há pessoas que também se preocupam com a aparência dela. Para pele oleosa, por exemplo, os filtros solares comuns não são indicados. "Peles oleosas pedem produtos oil-free, não comedogênicos, geralmente na forma de gel ou gel creme", recomenda a dermatologista.

Por fim, Silvia explica quais são os cuidados necessários que se deve ter depois de tomar sol. "O principal é limpar bem a pele, para remover resíduos de filtro solar, areia e cloro (e assim minimizar acne) e depois hidratar adequadamente, pois a pele perde muita água nessa época do ano."

As peles secas pedem produtos cremosos e peles oleosas produtos mais leves e específicos. "Além disso, beber bastante água é fundamental", finaliza a especialista.

Dica: Com um FPS 15 bem aplicado, é possível pegar alguma cor, tirar o "desbotado" e não prejudicar tanto a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião sobre este post...